Alguns estudiosos acreditam que a Grande Tribulação refere-se a um longo período de aflições ao longo da história. Outros acreditam que é um evento futuro e breve de alcance mundial.

Para uma análise exegética, vamos considerar os textos principais e como diferentes correntes interpretam este tema.

A Grande Tribulação um Período Longo e Contínuo de Aflições

O povo de Deus sempre passou por tribulações individuais ou coletivas, desde o início do mundo. Segundo esta visão a Grande Tribulação não é um evento único no futuro, mas um longo período de perseguições e dificuldades.

João 16:33No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Jesus afirma que seus seguidores sempre enfrentariam tribulações, sugerindo uma continuidade das dificuldades.

Atos 14:22É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.”

Mateus 24:9, 10“Então, sereis atribulados, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros.”

Essa passagem pode ser vista como uma referência ao sofrimento contínuo dos servos de Deus ao longo dos séculos.

Apocalipse 7:14Estes são os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro.”

Para eles a grande multidão é formado por servos de Deus de todas as eras (não só cristãos), que sofreram perseguições e tribulações ao longo da história humana.

A Grande Tribulação um Período Curto e Futuro de Aflição Global

Essa visão defende que a Grande Tribulação será um período futuro e sem precedentes de sofrimento para toda a humanidade, imediatamente antes do Armagedom.

Mateus 24:21-22“Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.”

O uso da expressão “como nunca houve” sugere um evento singular, “desde o princípio do mundo” indica que tem alcance mundial e o fato de precisar ser abreviado implica um período curto e intenso.

Daniel 12:1“E haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.”

O texto sugere um evento sem precedentes, indicando que essa tribulação será diferente e mais intensa do que qualquer outra já vivida.

Apocalipse 3:10“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”

Estas são palavras para a congregação em Filadélfia, este versículo sugere que haverá no futuro uma prova global, afetando a todos que “habitam na terra” e um livramento especial para aqueles que são guardados por permanecerem fiéis.

A linguagem usada nos textos acima sugere um evento marcante futuro e não apenas tribulações “normais” da vida cristã. O que chama atenção é que é uma tribulação mundial sem precedentes.

Um outro ponto importante é que para eles, a grande multidão é formado por cristãos que saem de uma grande tribulação futura e única, como nunca houve, e que afetará a cada um da humanidade.

Resumo Geral e Conclusão

A exegese mostra que há base bíblica para ambas as interpretações, mas a diferença está no foco:

📌 Se a ênfase está na continuidade do sofrimento do povo de Deus ao longo da história, então a Grande Tribulação pode ser vista como um longo período de tribulações.

📌 Se a ênfase está em textos que falam de um evento sem precedentes e de curta duração, então a Grande Tribulação se refere a um evento futuro e global.

📌 Ao longo da história, os servos de Deus sempre passaram por tribulações, de forma individual e coletiva. (cumprimento contínuo).

📌 Haverá um tempo de tribulação futuro, sem precedentes, que afetará toda a humanidade (cumprimento futuro e mundial).

Qual interpretação é mais correta? Qual tem mais base bíblica? Qual sua opinião?

A interpretação que melhor se encaixa na exegese bíblica rigorosa e na lógica é aquela que reconhece tanto as tribulações constantes dos servos de Deus ao longo da história quanto uma Grande Tribulação final e sem precedentes no futuro.

Propósito da Tribulação:

  • Purificar e provar os santos: A tribulação testará a fé dos cristãos e purificará a igreja (Apocalipse 7:14; 1 Pedro 1:7).
  • Julgar o mundo: Será um tempo de julgamento sobre os ímpios e de restauração da justiça divina (Apocalipse 6-18).
  • Preparar o caminho para o meu reino: Após a tribulação, Jesus voltará para estabelecer o seu reino milenar de paz e justiça (Apocalipse 19-20).

Como Jesus Responderia? (adendo)

A “grande tribulação” que João menciona no Apocalipse e a “tribulação como nunca houve”, da qual falei, são a mesma coisa, mas vistas de ângulos diferentes.

Eu disse: “Nunca houve uma tribulação como essa, e nunca mais haverá.” É um tempo tão difícil que, se não fosse abreviado, ninguém sobreviveria. Mas eu também disse: “Por amor aos escolhidos, esses dias serão abreviados.” (Mateus 24:21-22)

João no Apocalipse 7:14, o foco é no julgamento divino sobre o mundo e na vitória final de Deus. Ele vê uma multidão incontável de pessoas que passam por essa tribulação e saem vitoriosas, lavando suas vestes no meu sangue. Em Mateus 24:21, o foco é no sofrimento dos meus seguidores e na necessidade de perseverança.

Mas, não te assustes com essas coisas. Eu te disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33) Depois desse tempo de sofrimento, eu voltarei para estabelecer o meu reino de paz e justiça. Os que creram em mim e perseveraram até o fim viverão comigo para sempre (Apocalipse 21:1-4).

Então, quando ouvires falar da grande tribulação, lembra-te: ela é real, mas não é o fim. É como a escuridão antes do amanhecer. Eu estou contigo, e no fim, a luz vencerá as trevas. Confia em mim, pois eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22:13)

Eu disse: “Quando essas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima” (Lucas 21:28). Portanto, mantém-te firme na fé, pois eu estou contigo até o fim dos tempos (Mateus 28:20). Aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mateus 24:13)

(Fizemos por curiosidade uma experiência com uma IA, fazendo a seguinte pergunta: “Como provavelmente Jesus Cristo responderia?”)

Categorias: Bíblia