Como superar o medo que pode paralisar e impedir você de realizar seus sonhos pessoais e como podemos transforma-lo em aliado para atingir seus objetivos.

Vou me basear em vários filmes e livros para lhe oferecer uma nova perspectiva sobre o medo.

Espero lhe transmitir algo novo e inédito e que você não tenha medo de ler até o fim…

Filmes Que Despertam o Medo Dentro de Nós

Ontem fiz a minha tradicional rotina semanal de ver um filme com a minha filha. E adivinha qual foi o filme que vimos?

O filme “A Mulher na Janela” que está atualmente no Top 10 da Netflix.

Em princípio é um filme com o objetivo claro de te assustar. Existem várias cenas que se tivéssemos em um cinema haveria vários gritinhos na audiência.

Mas, é um filme que existem várias críticas e marasmo. Dá para assistir, porém, com suas ressalvas.

Ele basicamente é uma refilmagem do clássico “Janela Indiscreta” de 1954 (bom ano !! o ano que eu nasci, eheheh…), um dos melhores de Hitchcock.

Inclusive o clássico “Janela Indiscreta” está na relação dos 100 melhores filmes de todos os tempos.

“A Mulher na Janela” tenta mudar o enredo para nos assustar, e transforma-se efetivamente num filme de terror. Chega a Divertir, mas não agrada.

Já Passou na Vida por uma Situação Assustadora?

É assim que o astronauta canadense Chris Hadfield começa o seu vídeo no famoso TED (Technology, Entertainment, Design).

Vale a pena ouvir o relato deste astronauta no vídeo denominado: “O Que Eu Aprendi ao Ficar Cego no Espaço“.

Imagina você no meio do espaço, fora de sua nave e ficar cego, sem enxergar nada. O que você faria? Há um ditado dos astronautas no espaço que diz: “não há problema tão ruim que não possa piorar”.

Ele é também autor do maravilhoso e fascinante livro “Guia de um Astronauta para Viver Bem na Terra” escrito com base nas suas várias experiências espaciais.

O legal do livro, e também da palestra no TED, é que ele vai ao longo de sua ampla vivência como astronauta, nos ensinando a dominar o medo.

E isso começa desde sua infância, com o sonho de ser astronauta, realmente são anos a fio, treinando e vivenciando as piores situações que podem ocorrer no espaço.

É incrível como tudo pode dar errado, e mesmo assim, na maior parte das vezes, acaba dando certo.

E o que aprendemos com o Chris Hadfield é que temos que nos prevenir ao máximo dos problemas que inevitavelmente vão ocorrer.

Não basta termos um plano B, mas também um C, D, E, etc., e encarar tudo de uma forma “fria”, não com a cabeça “quente”.

Como Dominar o Medo?

No caso dele, se todos esses planos falharem, estará em jogo a vida dele e de seus companheiros astronautas, porém para nós, meros mortais, basta, na maioria dos casos, termos um plano B na manga.

O improviso numa missão espacial deve ser um recurso pouco utilizado. Nada como um bom planejamento, aproveite e veja o meu artigo sobre Como Resolver Problemas com 3 Técnicas Simples, um novo jeito, como você nunca viu.

Você Teria Medo de Fazer uma Viagem Intergaláctica?

Vale a pena ver, também no Netflix, a série “MARTE”. Interessante que esta série foi criada tanto como ficção, quanto como documentário real.

A partir do que está acontecendo agora nos preparativos para as viagens a Marte, eles projetam como seria o nosso futuro.

Inclusive nesta série aparece várias vezes o fundador da SpaceX e da Tesla Motors, o famoso bilionário Elon Musk.

Interessante que o homem que é considerado um dos mais ricos do mundo, é também o mais odiado pelos investidores de criptomoedas, pelas suas loucuras monetárias.

Devido suas declarações bombásticas que influenciam no mercado financeiro, ele atualmente é um dos 20 Famosos Mais Seguidos no Mundo no Twitter.

Mesmo assim vale a pena conhecer a história desse grande visionário.

Você consegue fazer isso por meio do livro de sua biografia: “Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso Futuro“.

Alguns acham que Elon Musk é uma mistura de Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes e Steve Jobs, ele é o homem por trás dos cobiçados carros elétricos da Tesla Motors e da inteligência artificial da OpenAI, o ChatGPT.

O bilionário ajudou a fundar a OpenAI, ainda investe nela, mas infelizmente diz ter se afastado após discordâncias com parte do time.

Além disso, ele está também por trás dos foguetes espaciais da SpaceX, construídos do zero com recursos privados e mais baratos que qualquer versão já lançada pelas agências governamentais.

Entre as próximas metas de Musk está a colonização de Marte.

Nesse livro, o experiente jornalista de tecnologia Ashlee Vance teve mais de cinquenta horas de conversas com Musk e entrevistas com mais de trezentas pessoas ligadas a ele.

Se ele é simplesmente um lunático ou a mente mais brilhante do nosso século, só o tempo dirá, mas sua biografia, hoje, já é parte relevante da história.

Você Encara uma Assustadora Viagem para Marte?

Na série “MARTE” percebe-se claramente como é arriscado a aventura ao planeta vermelho. É assustador e ao mesmo tempo fascinante esse desafio humano.

Tudo isso me faz lembrar do ótimo livro de ficção e filme: “Perdido em Marte“.

Temos o desespero de um astronauta que foi abandonado sozinho no planeta mais próximo da Terra (na verdade é o terceiro planeta mais próximo da Terra).

As soluções apresentadas são bem plausíveis, a ponto de serem elogiadas pelos próprios técnicos da NASA. Como esse livro me ajudou na minha vida pessoal!

Mesmo com todas as desventuras do personagem principal, vemos a frieza dele em solucionar os vários problemas que aparecem a todo momento.

Para variar, o livro é melhor que o filme. Mas, o desfecho do filme foi inusitado, comparado ao e-book.

Domine o Medo, mesmo que esteja "Perdido em Marte"!

Inclusive o astronauta Chris Hadfield que citamos acima, leu este livro e fez a seguinte declaração:

“Não consegui largar este livro! É a rara combinação de uma ótima trama original, personagens incrivelmente reais e uma precisão técnica fascinante. É como um episódio de MacGyver na Ilha misteriosa.”

Como Vencer o Medo e Transforma-lo em Aliado

Primeiro precisamos identificar quais são os nossos medos e o que eles representam na nossa vida, se são reais ou imaginários, se são funcionais ou disfuncionais.

Que benefícios terá ao vencer este medo na sua vida? Por exemplo, se superar este  medo será mais fácil conquistar seus sonhos e objetivos?

Procure se expor gradualmente a esse medo, aumentando progressivamente o nível de dificuldade e desafio, até chegar à situação mais temida.

Se exponha ao medo de forma controlada, usando técnicas de relaxamento e respiração para lidar com a ansiedade. Procure substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos que te motive a vencer este medo.

Comemore cada vitória e reconheça seu progresso e sua capacidade de superar o medo, fortalecendo sua autoconfiança e autoestima.

O medo pode se tornar o nosso aliado se soubermos usá-lo como um estímulo para a ação e superação, precisamos aceitar que ele faz parte da vida e cabe a nós transformá-lo em coragem para agir.

Apesar de ser uma emoção natural e necessária, que nos alerta sobre situações de perigo ou risco, ao mesmo tempo, também nos desafia a enfrentá-las e vencê-las.

O medo pode nos motivar a buscar novos conhecimentos e habilidades, assim saímos da zona de conforto para crescemos na nossa vida pessoal e profissional.

Precisamos também ter consciência de que o medo nem sempre é real ou proporcional à situação, e que podemos superá-lo com autoconfiança, autoconhecimento e apoio de outras pessoas.

As vezes o que falta é termos iniciativa e encarar o problema de frente, para isso veja meu artigo sobre “Tenha Mais Iniciativa com estas 7 Dicas“.

10 Frases Impactantes sobre o Medo

Nada como utilizar Descartes nessas situações. O autor do “Discurso do Método” defende a velha filosofia de “dividir para conquistar”.

Na segunda regra de seu famoso método temos:

“Dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse, em tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem, para melhor resolvê-las”.

Ou seja, na frente de um grande problema divida-o em tantas partes que você possa administrar.

Medo? Todos nós temos. Veja 10 frases impactantes em relação a ele:

“Não deixe que seus medos tomem o lugar dos seus sonhos.” – Walt Disney

“O medo é uma reação. A coragem é uma decisão.” – Winston Churchill

“A coragem é a arte de ter medo sem que ninguém o perceba.” – Carlos Drummond de Andrade

“O medo de perder, tira a vontade de ganhar.” – Wanderley Luxemburgo

“O medo é um sentimento natural, mas não devemos deixar que ele nos paralise.” – Nelson Mandela

“O medo é um amigo que nos alerta para o perigo, mas também um inimigo que nos impede de viver.” – Mario Quintana

“O medo é um desafio que nos convida a superar nossos limites.” – Anthony Robbins

“O medo é uma força poderosa que pode ser usada para o bem ou para o mal. Você pode deixar que ele te domine ou pode usá-lo para te impulsionar.” – Oprah Winfrey

“A coragem não é a ausência do medo, mas a capacidade de agir apesar dele.” – Mark Twain

“O medo é uma ilusão que nos impede de ver a realidade.” – Dalai Lama

Qual destas frases você mais gostou? Qual desses livros ou filmes você já viu? Eles foram apropriados para ilustrar como o medo afeta a todos nós?

Você saiu mais fortalecido e corajoso agora, para enfrentar os seus desafios? Conte para nós o que achou, somos todos ouvidos!