São tantos aplicativos educacionais no mercado que fica difícil dizer qual é o melhor ou o mais importante.

A facilidade, os recursos, a usabilidade e o custo, são alguns dos fatores que pesam na hora de escolher o melhor aplicativo.

Aplicativo Educacional que Usei na Minha Apresentação

Contudo no processo de desenvolvimento da minha apresentação, pela Livraria Saraiva, para mais de 400 professores de Ensino Médio, utilizei o PREZI que é uma ferramenta fantástica.

Dessa forma desenvolvi a apresentação baseado no site da Jane Hart que desde 2007 elenca os principais aplicativos educacionais mais usados na aprendizagem.

A cada ano ela atualiza esta relação, coletando votos do mundo inteiro em seu site, e no segundo semestre de cada ano ela publica o resultado da votação.

Aplicativos Educacionais

Portanto, em setembro de 2023, foi atualizado e publicado as 100 melhores ferramentas usadas na educação, de um total de 2.022 votos vindos de mais de 40 países.

Então no seu caso, qual aplicativo que mais usou? Qual merece maior destaque?

Os 20 Melhores Aplicativos Educacionais de 2023

AplicativosDescrição
1YouTubeCompartilhamento de vídeos
2Google SearchMecanismo de pesquisa e busca
3Microsoft TeamsPlataforma de colaboração
4ChatGPTChatbot de IA em linguagem natural
5PowerPointSoftware apresentação da Microsoft
6LinkedInRede Social de negócios e emprego
7WikipediaEnciclopédia Educacional on-line
8WordSoftware de documentos da Microsoft
9Google Docs & DriveCompartilhamento de arquivos
10ZoomPlataforma de videoconferência
11CanvaFerramenta gráfica e design
12SpotifyPlataforma de áudio e podcast
13InstagramRede Social de compartilhamento
14ExcelSoftware de planilha da Microsoft
15Google ClassroomPlataforma de aprendizagem
16KahootFerramenta de engajamento ao vivo
17WhatsAppAplicativo de mensagens texto e vídeo
18FacebookRede Social de compartilhamento
19VimeoCompartilhamento de vídeos
20NetflixPlataforma de documentários e filmes

Aplicativos Educacionais com Maior Votação

Destes 20 aplicativos educacionais vamos comentar com detalhes os 5 primeiros.

1º Lugar – YOUTUBE, plataforma de compartilhamento de vídeo continua sendo a ferramenta mais usada no aprendizado em 2023.

A vários anos ela está em primeiro lugar como o aplicativo mais importante na educação, de fato quem nunca recorreu ao YouTube para aprender alguma coisa. Acredito que pessoalmente entro TODOS DIAS no YouTube para pesquisar algo.

2º Lugar – GOOGLE SEARCH, a famosa página do Google continua sendo a principal forma de pesquisa de palavras e termos na Internet. É tão famoso que em português já virou verbo, veja todas conjugações do verbo “Googlar”.

Sem dúvida, já é uma rotina diária fazer pesquisas na internet sobre qualquer tipo de assunto ou conteúdo por meio do motor de busca do Google.

3º Lugar – MICROSOFT TEAMS é uma plataforma usado por empresas em projetos colaborativos e também por professores no ensino a distância.

Para grupos de até 300 pessoas é possível usar o Microsoft Teams na versão gratuita, este vídeo tutorial mostra “Como usar o Microsoft Teams em escolas para professores” dá uma noção inicial de como usar esta plataforma da Microsoft em sua escola.

4º Lugar – ChatGPT lançado no final de novembro de 2022 é um mecanismo de busca utilizando Inteligência Artificial (IA) que entende e gera respostas em português, numa linguagem natural semelhante a humana, facilitando nosso entendimento.

Com certeza 2023 foi o ano dos mecanismos de buscas com IA, além do ChatGPT, temos o Copilot (uma versão avançada do Bing Chat) da Microsoft e o Gemini (antigo Bard) do Google, além de outros.

5º Lugar – POWERPOINT da Microsoft ainda continua sendo a principal ferramenta para criação de apresentações.

Esta ferramenta está em quinto lugar, mas acho a apresentação utilizando o PREZI muito mais interessante e impactante, mas infelizmente está num modesto 69º lugar e recuando a cada ano.

Escrevi o artigo “7 Dicas para Criar uma SUPER Apresentação em PowerPoint” que vale a pena dar uma olhada.

Comentários sobre os Aplicativos Educacionais

Durante a pandemia da COVID-19 os aplicativos de videoconferência estiveram em alta. Naquele tempo o ZOOM ficou em segundo lugar, inclusive eu utilizei muito e uso até hoje.

Devido a pandemia, reuniões de todo tipo foram canceladas, inclusive as escolas tiveram de pausar e utilizar ferramentas do Ensino a Distância para dar prosseguimento ao ano letivo.

Eric Yuan, o fundador da empresa chinesa ZOOM, de conferência por vídeo, entrou na lista de bilionários da revista Forbes, sua fortuna é estimada em mais de US$ 7,8 bilhões.

E grande parte desta fortuna foi conquistada durante a época de pandemia. E na sua opinião quais são as melhores ferramentas educacionais?

Aplicativos e Mídias Sociais

Na minha lista dos 5 aplicativos educacionais mais importante, colocaria nesta ordem: YouTube, ChatGPT (apesar que hoje uso mais o Copilot e Gemini), Google, Wikipedia e WhatsApp. Também uso bastante o Google Docs, Zoom e Excel.

As redes sociais como LinkedIn, Instagram e Facebook não uso muito, mas com certeza é muito utilizado por jovens e adultos. Tendo criatividade se torna uma importante ferramenta educacional.

Tem um aplicativo educacional chamado GeoGebra muito utilizado por professores de matemática (pelo menos no Brasil) que com certeza merecia ficar numa posição bem melhor, infelizmente não ficou nem entre os 100 melhores.

O Karoot é um aplicativo de gamificação que teve um bom desempenho, ficando em 16º Lugar. O pacote Office composto pelo PowerPoint, Word e Excel da Microsoft sempre aparecem entre os primeiros, apesar que uso o LibreOffice, com os mesmos recursos, porém gratuito.

Acho que alguns ficaram admirados que apareceu a Netflix como ferramenta educacional. Devemos lembrar que a votação não se refere obrigatoriamente a ferramentas usadas dentro de sala de aula, pode ser usado por professores recomendando documentários e filmes aos seus alunos em algum trabalho.

Apesar de professores e alunos, sofrerem com a carência de recursos tecnológicos de qualidade e terem uma visão diferente dos educadores de outros países, conseguimos tirar proveito, com criatividade, de tudo que está a nossa disposição.

Concluindo o Assunto sobre Aplicativos Educacionais

Por outro lado, muitas ferramentas que aparecem nesta lista TOP 100, nunca usei na vida.

Entretanto tem alguns itens que fiquei em dúvida sobre como é usado no ensino e qual a eficácia destes aplicativos na educação.

Por exemplo, o YouTube que ganhou na votação, é uma excelente ferramenta para a educação, mas acredito que a maioria dos educadores tem dúvidas de como usa-lo no ensino.

Pensando nisso, recomendo um livro que ensina tudo sobre o YouTube, do básico ao avançado. Ele ensinará e transformar suas ideias criativas em vídeo.

O livro “Criando Vídeos Para o Youtube” ajudará desde a gravação de um vídeo, até a edição com efeitos especiais, iluminação, som e roteiro. Você se sentirá como um diretor do seu próprio vídeo.

Em resumo, uma coisa é certa, tudo vai depender da nossa criatividade e talento para que qualquer aplicativo funcione da melhor forma possível no ensino.

Confira a relação completa do Top 100 Tools for Learning 2023.

Deixe seus comentários e fale qual destes aplicativos educacionais gosta mais…