Alcoolismo é um inimigo que pode afetar professores e alunos, compromete o futuro da sala de aula, ameaça a saúde mental e o desempenho acadêmico.

Será que devemos considerar o alcoolismo como sendo o “vilão” da história ou será que as vezes desempenha um papel benéfico?

Filme “Druk – Mais Uma Rodada” Ganha o Oscar

Acabo de assistir o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2021. O filme dinamarquês com o título “Druk – Mais uma Rodada”.

Sim, trata-se da temática do alcoolismo em nossas vidas. Relata que 4 professores que estão passando por problemas em suas vidas ficam sabendo da teoria do psiquiatra norueguês Finn Skårderud.

Essa tese diz que o ser humano nasce com um déficit de 0,05% de álcool no sangue. Ou seja, somente consumindo álcool constantemente seria capaz de sanar esse déficit.

Eles decidem testar esta teoria, mantendo um nível constante de álcool em suas correntes sanguíneas, na esperança que suas vidas irão melhorar.

Inicialmente, os resultados são animadores, mas à medida que a experiência avança, eles percebem que nem tudo é tão simples assim.

Clicando na imagem abaixo temos um pequeno trailer da embriagante sátira do filme “Druk – Mais uma Rodada”

Filme Druk com Legendas em Português

O filme é uma reflexão sobre o alcoolismo, a crise da meia-idade e a pressão da sociedade.

Como o alcoolismo impacta em nossas vidas? Você afirmaria que impacta de forma positiva ou negativa?

O Impacto do Alcoolismo na Nossa Vida

Essa película aborda os dois extremos e nos leva a refletir sobre os impactos e as consequências da bebida.

Vocês lembram da novela “Mulheres Apaixonadas” da TV Globo?

Entre os vários personagens cativantes tínhamos uma professora com problemas com o alcoolismo. A famosa professora Santana, interpretada pela brilhante atriz Vera Holtz.

O Alcoolismo e o Aspecto Educacional

Apesar dela interagir bastante com os seus alunos, infelizmente ministrava suas aulas embriagada. Chegou até mesmo a beber perfume para saciar seu terrível vício.

No filme dinamarquês temos o impacto positivo nos primeiros “experimentos científicos controlados” dos professores. No entanto, ao avançar desses experimentos, vemos até que ponto um vício pode chegar.

Escrevi o artigo “7 Hábitos Diários dos Ricos e Famosos” baseado no livro de Thomas Corley que pesquisou várias pessoas de sucesso e percebeu que elas tinham vários hábitos em comum. Não deixe de ler, vale a pena.

Morte Prematura da Filha do Diretor do Filme

O diretor Thomas Vinterberg construiu todo o filme com base nas histórias que sua filha Ida Vinterberg, de 19 anos, vivenciava em sua escola.

No entanto, ela veio a falecer num trágico acidente automobilístico, poucos dias antes de começar as filmagens.

O motorista do carro, se distraiu ao usar o seu celular, e acabou se envolvendo num acidente sério, colidindo com o carro onde se encontrava a filha e a esposa do diretor. Somente a esposa sobreviveu.

Reflexão sobre o Alcoolismo

Não descartamos a hipótese que o motorista estava embriagado. Quando “Druk – Mais Uma Rodada” ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional, o diretor Thomas Vinterberg dedicou o prêmio à sua filha.

O Impacto do Álcool na Educação

No filme vemos, em diversos momentos, como alunos tem suas vidas totalmente modificadas quando interagem diretamente com os seus professores.

Me lembro que tive uma vez um aluno que apresentou brilhantemente o seu trabalho, porém com sintomas de embriaguez.

Os amigos de bar estavam juntos na sala de aula e insistiam em provocar para desconcentra-lo da apresentação. No entanto, ele conseguiu, mesmo com todas as provocações, finalizar de forma extremamente positiva o seu trabalho.

Preciso confessar. A minha dissertação de Mestrado somente foi à frente após meus experimentos inocentes com “Cuba-libre“. Antes disso, devido ao meu perfeccionismo, não conseguia sair da primeira página.

Posteriormente tive acesso a um trabalho científico que afirmava que o álcool pode estimular e desinibir os pensamentos. De fato, serve como um ótimo estimulante para pessoas com excesso de perfeição, assim como eu.

A bebida ajuda a amenizar o processo de querer a perfeição em tudo, a todo custo…

Nossa Recomendação de Livro

A nossa recomendação de livro é: “Álcool e suas consequências: Uma Abordagem Multiconceitual“.

Aborda os aspectos sociais do consumo do álcool por aproximadamente dois bilhões de pessoas.

Esse consumo pode ser compreendido por múltiplas perspectivas e pontos de vista, tanto na saúde pública, educação, etc.

O relato de beber e dirigir também é uma preocupação. Em 2023, a parcela da população brasileira que relatou beber e dirigir cresceu de 5,4% para 5,9%

Esses dados são um sinal de alerta, destacando a importância contínua da educação sobre a incompatibilidade entre o consumo de álcool e a condução de veículos 

Outra Boa Recomendação de Livro

Um outra Recomendação excelente é do famoso professor Mario Sergio Cortella e Monja Coen, no livro: “Nem anjos nem demônios: A humana escolha entre virtudes e vícios

Como somos nós? Generosos, justos e piedosos? Ou gananciosos, intolerantes e preguiçosos?

Nesse livro, Mario Sergio Cortella e Monja Coen trazem a filosofia e a espiritualidade para uma conversa acolhedora sobre virtudes e vícios.

Os autores reconhecem suas próprias fragilidades e nos inquietam a pensar: O que torna alguém virtuoso? São as circunstâncias que definem nossa trajetória?

Por que ser bom num mundo que parece se corromper cada vez mais? É possível sempre perdoar ou há atitudes que são imperdoáveis?

Há um limite para a prática virtuosa? Como mostram os autores, entre virtudes e vícios, construímos nossa história. Anjos ou demônios, a escolha é de cada um.

Conclusão

Antes de concluir, me perguntaram qual é a música tema do filme “Druk”, pois gruda como chiclete na cabeça… hehehe. A música é da banda dinamarquesa Scarlet Pleasure – “What a Life”.

Excessos existem e devem ser evitados, porém a experiência mostra que tudo que é feito com EQUILÍBRIO tem sua contribuição positiva.

Não queremos ser dogmáticos quanto ao uso do álcool, mas se usarmos com bom senso e juízo, pode ser proveitoso em diversas ocasiões.

Até mesmo nosso Senhor, Jesus Cristo, tirava bom proveito do vinho e incentivou seus seguidores a usar o pão e o vinho em suas celebrações.

Como diz a Bíblia, no Salmo 104:15: “O Bom Vinho Alegra o Coração do Homem“.