Para entender quem são as “outras ovelhas” mencionadas por Jesus em João 10:16, usaremos o método exegético, ou seja, deixando que a bíblia interprete a si mesma.

Vamos analisar o contexto imediato, o contexto geral da Bíblia e outras passagens, para nos ajudar a chegar a uma conclusão, isento de qualquer crença ou interpretação humana. Jesus declara:

“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. (João 10:16)

Jesus Estava Falando para Quem?

No contexto, Jesus estava falando para os judeus, e a expressão “deste aprisco” indica que seu ministério estava, até então, focado neles. Por isso, Jesus inicialmente enviou seus discípulos apenas às “ovelhas perdidas da casa de Israel”, como diz Mateus 10:6:

“mas, ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel.” (Mateus 10:6)

No Antigo Testamento, Israel era descrito como o rebanho de Deus, conforme Salmo 100:3:

“Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.” (Salmo 100:3)

Mas ele afirma que tem outras ovelhas que não pertencem a esse grupo imediato, indicando que o evangelho não se limitaria a Israel. Isso se confirma com a ordem de Jesus em Mateus 28:19:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19)

O Novo Testamento confirma que a salvação também se estendeu aos gentios. Em Atos 10:45, Pedro e os judeus convertidos se surpreenderam ao verem que Deus concedeu o Espírito Santo também aos gentios:

“E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, admiraram-se de que também sobre os gentios fosse derramado o dom do Espírito Santo.” (Atos 10:45)

“Um só Rebanho e Um só Pastor”

Paulo explica em Efésios 2:14-18 que Cristo uniu judeus e gentios, derrubando a barreira que os separava, formando um só povo:

“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade.” (Efésios 2:14)

Em Gálatas 3:28-29, ele ensina que todos os que pertencem a Cristo são descendência de Abraão e herdeiros da promessa:

“Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” (Gálatas 3:28-29)

Jesus se identifica como sendo esse pastor em João 10:11:

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10:11)

Dessa forma, o ensino bíblico confirma que as “outras ovelhas” são os gentios (não judeus) que se juntariam ao povo de Deus, formando “um só rebanho e um só pastor”, conforme João 10:16. 

Essa interpretação é sustentada por Efésios 2:16-18 e Romanos 9:6-8, que mostram que o verdadeiro Israel espiritual inclui tanto judeus quanto gentios crentes.

Resumo Geral e Conclusão

📌 Jesus inicialmente pregou apenas para os judeus, mas depois ordenou que o evangelho fosse pregado a todas as nações (Mateus 28:19).

📌 O Novo Testamento mostra que os gentios foram incorporados ao povo de Deus, cumprindo a profecia de que haveria um só rebanho sob um só pastor (Efésios 2:16-18).

📌 Paulo ensina que judeus e gentios juntos formam o verdadeiro Israel espiritual de Deus (Romanos 9:6-8; Gálatas 3:28-29).

O nosso próximo estudo responderá a seguinte pergunta: Os 144.000 é um número Literal ou Simbólico? Qual sua opinião?

Como Jesus Responderia? (adendo)

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim (João 10:14). Mas tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor (João 10:16).

As ‘outras ovelhas’ são aqueles que ainda não fazem parte do meu rebanho, mas que também são chamados por mim e ouvirão a minha voz. Elas representam pessoas de todas as nações, tribos e línguas que crerão em mim e serão incluídas no meu rebanho único. Eu vim para salvar não apenas os judeus, mas todos os povos, cumprindo a promessa feita a Abraão de que nele todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gênesis 12:3).

Eu disse aos meus discípulos: ‘Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura’ (Marcos 16:15). Essa é a missão de agregar as outras ovelhas ao meu rebanho, para que haja um só corpo em mim, que é a igreja (Efésios 2:14-16).

Portanto, as outras ovelhas são todos aqueles que, pela fé em mim, se tornam parte do meu rebanho, independentemente de sua origem ou cultura. Eu sou o Pastor que dá a vida pelas ovelhas, e todas elas, juntas, formarão um só rebanho sob o meu cuidado eterno.”

(Fizemos por curiosidade uma experiência com uma IA, fazendo a seguinte pergunta: “Como provavelmente Jesus Cristo responderia?”)

Categorias: Bíblia