O número dos 144.000, mencionados em Apocalipse 7:4 e Apocalipse 14:1-3, tem sido interpretado de maneiras diferentes. O texto em Apocalipse 7:4 diz:

“E ouvi o número dos que foram selados, cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.”

Para entendermos se este número é literal ou simbólico, precisamos considerar o contexto e o simbolismo do livro de Apocalipse.

A Estrutura do Número é Simbólica

O livro de Apocalipse é amplamente reconhecido por seus símbolos, números e imagens figurativas. Por exemplo, os números 7, 12, e seus múltiplos, frequentemente representam plenitude ou totalidade na Bíblia. 

O número 144.000 é o produto de 12 x 12 x 1.000. O número 12 representa as tribos de Israel, também representa os 12 apóstolos, símbolos da totalidade do povo de Deus, tanto do antigo como do novo pacto.

O número 1.000 é frequentemente usado na Bíblia para indicar uma grande quantidade ou totalidade (Salmo 50:10; 2 Pedro 3:8). Multiplicá-los por 1.000 sugere plenitude, totalidade e perfeição, mas não indica um número fixo, exato e literal.

As Tribos de Apocalipse 7 Não São Literais

Além disso, no livro de Apocalipse, o número 144.000 é descrito como sendo composto de 12.000 judeus de cada uma das 12 tribos de Israel (Apocalipse 7:4-8). Este detalhamento parece reforçar o simbolismo do número.

As tribos mencionadas no texto, incluem uma lista que não corresponde exatamente às tribos históricas de Israel do Antigo Testamento, sugerindo que a mensagem vai além de um grupo étnico específico.

Por exemplo, a tribo de não aparece, enquanto que a tribo de José aparece, mas o normal é seus filhos (Efraim e Manassés) serem mencionados no lugar dele. Isso indica que o número e a composição têm um significado mais simbólico do que literal.

A maioria dos cristãos concordam que as 12 tribos listadas são simbólicas, assim como o número 12.000 de cada tribo é simbólico. As Testemunhas de Jeová concordam com isso também. Mas como pode, dois números simbólicos quando multiplicados (12 x 12.000) resultar num número literal? Não faz sentido e nem é lógico.

Comparação com Outra Passagem Bíblica

Em Apocalipse 14:1-5, os 144.000 são descritos como virgens que seguem o Cordeiro e não se contaminaram com mulheres.

“Esses são os que não se contaminaram com mulheres; de fato, são virgens. Esses são os que estão seguindo o Cordeiro para onde quer que ele vá.” (Apocalipse 14:4)

Se 144.000 for um número literal, então a exigência de ser virgem e não contaminado com mulheres também deveria ser literal, excluindo a maioria dos cristãos.

Concorda que o texto está enfatizando a pureza espiritual, e não o celibato literal?

Resumo Geral e Conclusão

📌 Estrutura do Número – Formado por 12 x 12 x 1.000, representa plenitude e totalidade do povo de Deus. (Não é um número exato e fixo)

📌 Tribos Não Literais – Apocalipse 7 menciona uma lista de tribos diferente das tribos históricas de Israel, indicando simbolismo.

📌 Descrição dos 144.000 em Apocalipse 14 – São chamados de “virgens”, indicando pureza espiritual, e não um grupo literal e exclusivo.

📌 As Testemunhas de Jeová – Ensinam que 144.000 é um numero literal para diferenciar do outro grupo incontável da “grande multidão” e assim apoiam a doutrina das duas esperanças: celestial e terrestre.

Nota: Outra prova que se trata de um número simbólico é que segundo algumas estimativas, ao final do primeiro século, já havia centenas de milhares de cristãos espalhados por várias cidades, provavelmente ultrapassando o número de 144.000 cristãos ungidos, se somarmos todos, até nossos dias, este número se torna imensamente maior.

O nosso próximo estudo responderá a seguinte pergunta: Quem é o “Pequeno Rebanho”? Qual sua opinião?

Como Jesus Responderia? (adendo)

“Bem-aventurados aqueles que leem e guardam as palavras desta profecia, porque o tempo está próximo (Apocalipse 1:3). Quanto aos 144.000 mencionados na visão de João, a linguagem do Apocalipse é simbólica.

Os 144.000 são descritos como servos de Deus, selados em suas frontes, (são 12 tribos de Israel e 12 apóstolos), portanto 12 x 12 x 1.000 representa a completa e perfeita multidão dos redimidos.

O importante é que todos os que creem em mim e seguem os meus mandamentos fazem parte do meu rebanho, sejam judeus ou gentios, e serão selados com o Espírito Santo para a redenção (Efésios 1:13-14).

Porém, não te preocupes demasiado com números, mas busca ser fiel e estar preparado para o meu retorno. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, e todos os que creem em mim terão parte na vida eterna (Apocalipse 21:6).”

(Fizemos por curiosidade uma experiência com uma IA, fazendo a seguinte pergunta: “Como provavelmente Jesus Cristo responderia?”)

    Categorias: Bíblia